Blogroll

Join The Community

Search

COMPRA COLETIVA – MKT 3.0, REDES SOCIAIS E O DESCONTO


Mae govannen!

Já faz uns meses que venho acompanhando essa febre que são os sites de compra coletiva. Do dia para a noite, tais sites invadiram minha vida como uma avalanche cibernética, com as promoções mais inusitadas e engraçadas que já havíamos visto.

Hoje, vejo muita gente que torce o nariz para esse novo segmento, e sinceramente não entendo o por que. Toda essa agressividade comercial, teve seu nascedouro crivado nos alicerces das redes sociais hoje existentes, facebook, twetter, orkut, etc. Isso inevitavelmente nos remete aos princípios básicos do “marketing 3.0″ e suas características difundidas por seu progenitor e papa do marketing, Philip Kotler, no qual podemos detectar como presente o conceito de “communitization”.

O conceito, obviamente de forma simplista, sustenta o surgimento deste novo segmento que todos estamos presenciando.

De acordo com Kotler, as comunidades e redes sociais existentes em que pessoas compartilham suas experiências, informações e sugestões sobre tudo. Fazendo com que caminhemos a passos largos para a “communitization” no Marketing 3.0.


Agora eu pergunto: o que há de errado em aproveitar a força da coletividade trazida por meio das redes sociais para gerar negócios? Existem diversas formas para isso na internet e a compra coletiva é apenas uma delas. Já ouviram falar de “easy business“? A questão é exatamente essa. Todos saem ganhando, e o melhor, o retorno é imediato para todas as partes. Fantástico!

Nós, usuários que somos, temos que aproveitar todas as vantagens que nos são trazidas! Já li alguns posts e artigos que colocam os consumidores deste tipo de produto, como verdadeiros “aproveitadores de ocasião”! Ora, ora, com todo respeito digo que somos (eu já comprei mesmo, e dai?) as pessoas certas, na hora conveniente de cada um. Qual é o crime?

Namarië!

0 comentários: